‘Garota do Século 20’: todo o enredo com imagens e sem spoilers

No filme, Na Bo-Ra (Kim Yoo-jung) é uma garota muito cuidadosa com os outros, e faz uma promessa à melhor amiga Kim Yen-do (Roh Woon-seo), antes que ela vá aos EUA realizar uma cirurgia cardíaca. Determinada a ajudar sua amiga, Bo-Ra se aproxima dos amigos Baek Hyun-jin (Park Jung-woo) e Poong Woon-Ho (Byeon Woo-seok) na escola, se esforçando ao máximo para descobrir tudo sobre a vida do então Hyun-jin, o garoto que a sua amiga viu por acaso e se apaixonou à primeira vista. Depois de uma grande reviravolta, as duas amigas acabam descobrindo que gostam da mesma pessoa.

Essa foi a minha primeira experiência com o cinema sul-coreano, e comecei bem assistindo um filme que tem um incrível plot twist. Se for comparar com os desfechos de Doramas, K-dramas e C-Dramas das plataformas de streaming, seria totalmente imprevisto. Posso dizer que deixou meu coração em pedaços por um tempo, só de pensar no que aconteceu.

Garota do Século 20 (20th Century Girl) revela uma mensagem muito bonita, envolvendo amor, lealdade e amizade. A obra do escritor-diretor Bang Woo-ri saiu do tradicional, e destruiu completamente o que eu esperava para o futuro de Na Bo-Ra e Poong Woon-Ho, mas ensina que devemos aproveitar cada segundo como se fosse o último.

Os atores são incríveis, mas a escolha de Kim Yoo-jung para ser a protagonista dessa história foi uma das melhores, já que na minha opinião é uma das melhores atrizes para interpretar personagens alegres e cativantes. Ela simplesmente brilhou como Na Bo-Ra.

“Promete?”

Não tinha como negar um pedido assim vindo de uma amiga tão próxima. Fica claro que Bo-Ra está empolgada com sua missão de investigar Hyun-jin e dar a ela informações sobre ele. Isso lembra bem como era naquela época, onde os meios de comunicação mais populares e modernos eram telefone fixo, pager/bipe ou e-mail… Bem longe da realidade atual, né?

Ação!

O pai de Na Bo-Ra é dono de uma locadora, então ela ajuda na loja em alguns momentos do dia. Naquela época, era uma ambiente muito frequentado, e é claro que os amigos Hyun-jin e Woon-Ho alugavam filmes por lá. Isso foi um grande facilitador para que os três se tornassem próximos, e ela pudesse compartilhar sempre mais informações com a amiga.

Na escola, Bo-Ra observava cada vez mais Hyun-jin, e consequentemente o seu melhor amigo. O que não se sabia era que o nome verdadeiro do Hyun-jin que ela investigava era Woon-Ho. Enquanto ela pensava estar observando o pretendente da amiga, na verdade não estava, e deveria mesmo é estar investigando é o cara por quem ela estava se apaixonando.

Ela sempre se comunicava com a amiga, enviando e-mails com informações sobre os gostos de Woon-Ho. Músicas favoritas, passatempos e até o número do pager dele.

Novo sentimento

A medida que ela investigava Woon-Ho por engano, criava sentimentos por Hyun-jin. Parecia que tudo estava indo bem, e ela logo compartilhou com Yen-do que estava se apaixonando pelo melhor amigo de Woon-Ho, tendo em mente que para Bo-Ra ele ainda era o cara por quem ela achava que era por quem a amiga estava apaixonada.

A partir daqui, teremos um “mini spoiler”, com algumas decisões tomadas pelos personagens depois dessa descoberta…

Onde está “o amor da minha vida”?

Yen-do retornou de viagem, e Bo-Ra descobriu que Hyun-jin era na verdade Woon-Ho, Bo-Ra. Apesar disso, decidiu não contar para a amiga sobre o engano, especialmente para não magoar ela depois do procedimento cardíaco, preferindo abrir mão de seus próprios sentimentos.

Triângulo amoroso

Enquanto tentava se afastar do verdadeiro Hyun-jin, que também a amava, Bo-Ra tentava aproximar ele da amiga. Ela queria a todo custo que o desejo da amiga se tornasse realidade.

Mas uma amizade tão próxima carrega também reciprocidade, e foi quando Yen-do descobriu tudo e acabou entendendo a situação. Pelo bem de Bo-Ra, ela encoraja a amiga a ir atrás de Hyun-jin, que estaria embarcando em um trem para outra cidade. O trem estava quase partindo, e Bo-Ra precisou correr para chegar a tempo e ser sincera com Hyun-jin sobre seus sentimentos.

É a chance de dizer o que sinto

Sim, ela encontrou o rapaz por quem se apaixonou antes que ele embarcasse no trem, e pediu para que ele ficasse. Infelizmente, ele tinha um motivo maior para ir, mas os dois decidiram manter contato até que ele pudesse voltar.

O telefone público

Sempre que podia, Bo-Ra telefonava para Hyun-jin, e os dois conversavam e sonhavam com o momento em que finalmente poderiam se reencontrar. O tempo passou, e as ligações não eram atendidas, parecia que ele a ignorava e já não tinha mais sentimentos por ela. Por quê ele não atende?

Século 21

No século 20, não havia como stalkear à distância, mandar mensagem rapidamente para um amigo próximo ou pesquisar alguém no Facebook ou Instagram. Em ‘Garota do Século 20’, Bo-Ra descobre após muitos anos, quando já estava bem adulta, que havia se enganado sobre os sentimentos de Hyun-jin. Mas, naquele momento, só seria possível fazer alguma coisa a respeito se fosse possível voltar no tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *